Ortodontia

Atualmente, as técnicas de ortodontia evoluíram de forma a evitar a extrações de pré-molares, tão importantes no sorriso. O diagnóstico e plano de tratamento baseiam-se no estudo de uma TAC 3D de baixa radiação e alta resolução.

Os dentes alinhados e bem posicionados são uma das chaves da saúde oral e de um sorriso bonito e harmonioso. Com um alinhamento dentário correto haverá maior estabilidade e distribuição das forças mastigatórias, aumentando a longevidade dos dentes e evitando alterações na articulação temporomandibular (ATM). A ortodontia terá como função de impedir e/ou corrigir más oclusões através do uso de aparelhos fixos ou removíveis.

Este tipo de tratamento é adequado a todas as faixas etárias sendo que, quanto mais cedo se inicia o tratamento mais fácil será a movimentação das bases ósseas para posições correto e a adaptação dos músculos faciais.

A cirurgia maxilo-facial, quando indicada, proporciona uma harmonia estética bem como a estabilização do sistema músculo-esquelética do paciente. A equipa de ortodontia acompanha o paciente desde o início desse tratamento, até à finalização do mesmo.

 

Não recorremos a aparelhos extra orais ou extrações de pré-molares

Dental Care Clinic - Ortodontia

Ortopedia facial

Uma grande parte da população sofre de desarmonia dento-faciais, isto significa que os maxilares podem ter proporções alteradas em função do crânio. Estas alterações podem provocar dor na articulação temporomandibular e alterações nas posições dentárias.

As estruturas ósseas dos maxilares são influenciadas pela genética e hábitos parafuncionais como por exemplo sucção de dedo ou chupeta.

A Dental Care Clinic usa técnicas e mecanismos mais delicados e simples sejam eles estéticos como funcionais, evitando assim aparelhos extra-orais muito desconfortáveis para o paciente. Essas técnicas são específicas para cada faixa etária.

Orto Child 4-9 anos

Dental Care Clinic - Ortodontia

As mordidas cruzadas podem ser a causa de assimetrias da face, más formações no crescimento dos maxilares, bem como desenvolvimento de distúrbios temporomandibulares.

Nesta fase, estas alterações são muito fáceis de corrigir permitindo a harmonia do sorriso e do rosto e melhorando na maior parte dos casos, a capacidade respiratória do paciente bem como a postura da cabeça.

VER CASO CLÍNICO

Orto Júnior 9-11 anos

Dental Care Clinic - Ortodontia

Alterações no desenvolvimento dos maxilares estão geralmente associados a uma incorreta articulação entre os dentes superiores e inferiores. Estas más oclusões podem estar relacionadas com fatores genéticos, com hábitos parafuncionais ou devido a respiração oral provocando alterações importantes tais como mordida aberta, mordida cruzada ou assimetria facial. Nesta idade e com aparatologia simples conseguimos corrigir facilmente estas alterações que, se persistirem, manter-se-ão para toda a vida trazendo frequentemente problemas de saúde associados.

VER CASO CLÍNICO

Orto Pre Teen 11-13 anos

Dental Care Clinic - Ortodontia

Nessa idade, ainda é possível com aparatologia simples, corrigir o desenvolvimento dos maxilares promovendo a harmonia da face e do sorriso. Atualmente não há necessidade de extrações pré-molares.

VER CASO CLÍNICO

Orto Teen 13-17 anos

Dental Care Clinic - Ortodontia

No passado, pacientes desta faixa etária que fossem portadores de alterações de desenvolvimento dos maxilares teriam que aguardar pela cessação do crescimento – cerca de 18 anos – para serem submetidos a cirurgia maxilo-facial.
Graças a técnicas recentemente desenvolvidas conseguimos numa grande parte dos casos corrigir desarmonias dos maxilares.

VER CASO CLÍNICO

ORTODONTIA ADULTO

Os dentes desalinhados, independentemente da idade, estão frequentemente associados a desconforto e embaraço no sorriso. Esta desarmonia está frequentemente associada a baixa autoestima.

Em regra geral, um sorriso desalinhado pode ser corrigido com a ortodontia fixa em qualquer idade.

Dental Care Clinic - Ortodontia Fixa
Ver Caso Clínico

ORTODONTIA/CIRURGIA MAXILO-FACIAL

Nos casos em que há uma deformação da face, o paciente usualmente apresenta desproporção entre os maxilares, que pode acarretar alterações do sistema músculo-esquelético. Usualmente estas deformações em que o maxilar superior ou inferior está recuado ou avançado (retrognatias/prognatias).

Estas alterações do desenvolvimento dos maxilares ou da face, são usualmente causadas quer por fatores hereditários, acidentais ou maus hábitos que levam à deformação do rosto.

Desde os preparos pré cirúrgicos até ao acompanhamento pós-cirúrgico e finalização, a ortodontia fixa tem um papel fundamental para proporcionar a harmonia do rosto, bem como o equilíbrio dos músculos e articulações.

Todos os Tratamentos